segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Foi assim o nosso Seminário...

Abertura: 

Muito bom dia a todas e a todos!

Antes de mais, quero agradecer a presença de cada uma e cada um, tanto das pessoas presentes na mesa, como das pessoas presentes na plateia.

É com grande alegria, afeto e respeito que hoje nos reunimos e nos propomos debater o tema «Em Privado Com a Mulher Pública – Um Contributo Para a Mudança Social».

Este tema tem rostos de pessoas concretas, tem a história das suas vidas.
Pessoas que diariamente acolhemos e escutamos.
Pessoas que partilham connosco os seus sonhos e as suas angústias, as suas dificuldades e também as suas potencialidades.
Sim, os seus sonhos e potencialidades: é que apesar de às vezes as desconsiderarmos – no fundo, rotulamo-las como «prostitutas» - estas mulheres também sonham.
Sonham e demonstram grande capacidade de resiliência e superação perante as grandes adversidades que têm de enfrentar ao longo das suas vidas.

Queremos com este Seminário tratar diferentes abordagens e perspetivas, que se complementam, e nos permitem olhar a realidade de forma mais abrangente e integrada. Para isso, contaremos com a presença e contributo de pessoas de referência, com grandes conhecimentos na área e que, de alguma forma, têm estado em contato com esta realidade e se têm comprometido na sua transformação. Grande parte delas tem dado um indispensável e notável contributo na intervenção que a Equipa ERGUE-TE tem levado a cabo, possibilitando uma ação que tem em conta todas as áreas da vida da pessoa. Com isto, pretendemos também reconhecer e contribuir para dar a conhecer a complexidade da realidade…

Será certo que hoje, aqui, não acontecerão grandes coisas, não se darão grandes transformações, não resolveremos grandes problemas… mas se nos dispusermos a acolher, a dialogar e a abrir o nosso coração à realidade da outra, do outro, com a humildade de quem se aproxima de algo complexo e sagrado - como o é cada ser humano - teremos rentabilizado o nosso tempo, e estaremos disponíveis para nos comprometermos na transformação de uma sociedade cheia de preconceitos e com elevados níveis de exclusão, intolerância e conformismo. 

Propomo-nos levantar o véu que cobre o mundo da mulher que se prostitui e olhá-los por dentro e em profundidade, para ganharmos perspetiva e horizontes novos… porque é por dentro que as «coisas» são realmente e é por dentro que as podemos e queremos transformar!

Termino com um agradecimento aos parceiros presentes na mesa pela preciosa colaboração que tem sido prestada: 
- ao Centro Distrital de Segurança Social, na pessoa do Sr. Diretor de Unidade de Desenvolvimento Social e Projetos - Dr. José Manuel Maria – pelo protocolo de colaboração formal, com acordo de cooperação para a Equipa de Intervenção Social ERGUE-TE, desde novembro de 2009 – que foi o primeiro a nível nacional direcionado especificamente para esta população; a celebração deste acordo foi determinante para implementar a resposta social e tem possibilitado e dado consistência à nossa intervenção ao longo do tempo; 
- à Câmara Municipal de Coimbra,  na pessoa do Sr. Presidente – Dr. João Paulo Barbosa de Melo – pelo apreço e disponibilidade demonstrados sempre que solicitamos a sua colaboração e apoio; 
- à Escola Superior de Enfermagem, na pessoa da Vice-Presidente – Dr.ª Aida Mendes – pela pronta recetividade e disponibilidade na cedência deste espaço para a realização deste Seminário.

Bem hajam e muito obrigada a todas e a todos!
Que este evento contribua para decisivas implicações no futuro…

M.ª Martinha Silva

M.ª de Fátima Costa - Provincial da Congregação das Irmãs Adoradoras; José Manuel Maria - Diretor de Unidade de Desenvolvimento Social e Projetos, Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra;  João Paulo Barbosa de Melo - Presidente da Câmara Municipal de Coimbra; Aida Mendes - Vice-Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; M.ª Martinha Silva - Diretora técnica da Equipa de Intervenção Social ERGUE-TE


Prostituição: um percurso de violência e exclusão social...
Inês Fontinha - oradora; Mariana Pardal - moderadora

Prostituição: uma abordagem psicossocial…
M.ª Cidália Pereira - oradora; Fernando Ventura - orador; Pedro Freitas - moderador; Tânia Mendes - oradora; Eugénio Fonseca - orador

 Prostituição: uma abordagem no âmbito da saúde…
Luís Marques - orador; Rosa Calisto - moderadora; Ana Marta García - oradora

  Prostituição: uma abordagem no âmbito da investigação criminal / legal…
Valter Constantino - orador; M.ª de Lurdes Rosário - moderadora; Ana Braga da Cruz - oradora

  Peça de teatro: "ergue-te" 
Alunos do 11º ano da Escola de Teatro - Colégio de São Teotónio

Uma palavra de sentida gratidão pela presença e desempenho de todos/as os/as que contribuíram para este Seminário, quer como intervenientes quer como participantes.
A qualidade das intervenções foi, de facto, muito boa, o que muito agradecemos.
Lamentamos a pouca adesão verificada, o que poderá revelar o muito que há ainda a fazer nesta área, a nível de sensibilização e implicação da sociedade nesta causa.

Sem comentários: