quarta-feira, 13 de abril de 2011

actividades 2011

Começamos a apresentação das actividades da Equipa com um balanço do que foram os meses passados, para que, de hoje em diante, seja possível acompanhar aqui o desenvolvimento do trabalho, compreendendo o que já foi feito. Assim, nos primeiros três meses do ano (aos quais se acrescenta Dezembro de 2010) a Equipa conta com:

1. Acção de Sensibilização em Direitos Humanos
- algumas escolas do Agrupamento de Agrela e Vale do Leça receberam a visita do nosso educador social (o Ricardo Tiago) para a dinamização de três sessões subordinadas ao tema da acção, com particular enfoque na actividade de intervenção da equipa; há que destacar o empenho do Agrupamento e a campanha de angariação de géneros alimentares que se propôs levar a cabo e que tem vindo a dar bons frutos durante estes meses. Fica um agradecimento a todos os funcionários, professores e alunos que contribuíram e, dessa forma, ajudaram a equipa e as famílias que acompanha.

2. Venda de Natal 
- com bancas montadas no rés-do-chão do edifício (o mesmo do gabinete) a Equipa abriu as portas a uma acção que aliou a obtenção de fundos com a divulgação das suas actividades. Os agradecimentos são mais que muitos, mas fica um abraço ao senhor Raúl (pela cedência do espaço), ao senhor Luís Quintans (pelas antiguidades que, gratuitamente, disponibilizou), à voluntária Gina (pela imensidão de mantinhas e outras manufacturas), à irmã Teresa (pelo maravilhoso bolo de noz), à mãe da Mariana (pelas compotas de abóbora) e a todos os voluntários que, desde as primeiras horas do dia até às últimas da noite, mantiveram a venda a funcionar. Na última semana, recebemos ainda a visita dos caloiros de Jornalismo da Faculdade de Letras que, numa Praxe Solidária, animaram o largo e levaram os produtos da venda às ruelas da Baixa e à Praça 8 de Maio.

3. Festa da Natal
- com Eucaristia, sessão de Yoga do Riso, lanche, karaoke e baile, encheu o piso com a alegria tão típica do Natal. E se a festa recheou a alma, os 60 cabazes que foram distribuídos contribuiram para uma mesa mais completa e, certamente, para uma consoada mais feliz.

4. (vamos cantar as) Janeiras
- com apenas um ensaio, técnicos e voluntários sairam à rua para levar o cantar das Janeiras a alguns bairros de Coimbra. Identificados com cartaz e munidos com guitarras, pandeiros, gabardines e casacos quentes, nem a chuva nem os pés doridos foram razão para parar. Uma experiência a repetir no próximo Janeiro, se possível com um clima mais favorável!

5. Supervisora de Equipa
- Iniciaram-se os contactos para que as reuniões de supervisão da equipa sejam retomadas. O convite foi endereçado a quem, pelo trabalho que desenvolve e pela larga experiênica que tem na área, se afigura como uma mais-valia à Equipa. Com uma resposta favorável, partilhamos a alegriar de podermos agora contar com a Doutora Inês Fontinha, Socióloga, Directora Técnica do Ninho - e agora também Supervisora da Equipa Ergue-te.

6. Prémios Wit Software
- com o segundo prémio do Programa de Responsabilidade Social 2010 da WIT Software, chegou ao gabinete um computador portátil e o financiamento necessário para a criação e instalação da (muito ansiada) base de dados virtual. Ficam os agradecimentos à Susana Órfão, à Magda Ferreirinha e ao Frederico Lopes por terem abraçado a causa, representando-a na fase de concurso do Programa.

7. 2º Congresso Nacional sobre Tráfico de Seres Humanos
- Nas instalações da Escola da Polícia Judiciária, em Loures, e com a duração de dois dias, a Equipa participou no Congresso, este ano com direito a intervenção, pela Directora Técnica (Irmã Maria Martinha Silva). Um congresso rico na partilha de conhecimentos e um bom ponto de avaliação daquilo que as várias entidades representadas têm alcançado.

8. Entrega dos cartões aos Voluntários/as e Colaboradores/as da Equipa
- como forma de reforçar o vínculo e de agradecer o serviço prestado à Equipa, cada colaborador/a e voluntário/a recebeu um cartão de identificação personalizado, com o logotipo da Equipa, da Fundação e uma fotografia sua. Agora, além de 'vestirmos a camisola' da equipa, podemos adereçá-la com o novo cartão!

9. Novo espaço de atendimento
- com uma grande ajuda da boa vontade do senhor Raul (proprietário do edifício) a Equipa conseguiu dar mais um passo na sua expansão, alargando agora o gabinete para uma nova fração do piso. O espaço do gabinete, até então, embora bastante acolhedor, era já pequeno para todas as necessidades.

Equipa Ergue-te

2 comentários:

Ricardo Tiago disse...

Carago!!!!
Isto é que é trabalhar... e juntamos a tudo isto as actividades diárias da Equipa. Muito bem, assim se trabalha em Coimbra!!!!!

Martinha disse...

Um trabalho empenhado de todos/todas, que tem possibilitado o alcance de importantes objectivos para a Equipa, em (relativamente) pouco tempo. Também tem permitido uma percepção mais real do fenómeno da prostituição no distrito de Coimbra, que é muito mais vasto que aquilo que previamos quando apresentamos a candidatura ao CDSS.